Quem descumprir a legislação está sujeito à multa de 2 mil VRMs, valor aproximado de R$ 10 mil, já na primeira ocorrência. Em caso de reincidência, a penalidade é aplicada em dobro, além da apreensão dos fogos. A recomendação é simples: para comemorar, escolha exclusivamente fogos sem ruído.
De acordo com a Prefeitura, durante todo o período de festas, a fiscalização será intensificada nas ruas para coibir irregularidades. A população pode colaborar denunciando pelo telefone 156, pelo 190 da (468) Polícia Militar ou pelo 193 da Guarda Civil Municipal. Ainda conforme a legislação, fotos e vídeos dos possíveis infratores são aceitos como provas.
Virada com fogos sem estampido em vários pontos da cidade
A chegada de 2026 será celebrada com queima de fogos sem estampido, à meia-noite, em diferentes regiões de Caraguatatuba. Os pontos definidos são Porto Novo, Indaiá, Centro, Martim de Sá, Massaguaçu (Capricórnio e Cocanha) e Mirante do Camaroeiro.
Programação de shows na Praça da Cultura
Entre os dias 26 e 31 de dezembro, a Praça da Cultura concentra os shows de fim de ano, com abertura às 19h e encerramento à meia-noite. A programação (37) reúne nomes como: Soweto no dia 26, MC Hariel no dia 27, Planta e Raiz no dia 28, Circuladô de Fulô no dia 29 e Samprazer no dia 30.
No dia 31, a Virada Caiçara encerra a agenda com apresentações de artistas locais, celebrando a cultura e a identidade do município.
O público terá acesso à pista gratuita, com a doação de 1 kg de alimento. Além da opção de camarotes, operados pela empresa parceira O2.