Nesta terça-feira (11), a Câmara Municipal sediou o encontro do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos, organizado pela Frente Parlamentar Evangélica, presidida pelo vereador Claudio Apolinario (PSD) e composta pelos vereadores Marcelo Garcia (PRD) e Rogério da Acasem (Progressistas), que compuseram a mesa.
Os vereadores Milton Vieira Filho (Republicanos), Renato Santiago (União) e Senna (PL) também integram o grupo, mas não compareceram em função de outros compromissos.
Durante o evento, os vereadores da frente, criada em dezembro de 2024 para discutir políticas públicas alinhadas aos princípios da comunidade evangélica, apresentaram uma prestação de contas dos mandatos.
Destacaram propostas em tramitação, projetos de lei aprovados e leis sancionadas esse ano.
Entre as leis citadas está a 11.102/2025, que institui a comemoração do Dia dos Pais e das Mães nas escolas e creches da rede municipal, anualmente na sexta-feira que antecede as datas nacionalmente reconhecidas. O objetivo é fortalecer vínculos familiares e valorizar as figuras materna e paterna, garantido o direito de não participação ao aluno cuja família tenha alguma objeção por razões religiosas ou filosóficas.
E a 11.140/2025 que cria um programa com o objetivo de oferecer rota pré-determinada e sinalizada destinada à passagem segura dos romeiros em peregrinação pelo município. Ambas de autoria do vereador Claudio Apolinario (PSD).
Em tramitação, mencionaram o PL 551/2025, do vereador Marcelo Garcia (PRD), que trata da liberdade religiosa e de expressão, permitindo a evangelização e manifestações de fé em espaços e vias públicas, pregação e distribuição de materiais impressos.
O café com pastores, como é chamado o evento mensal, reúne lideranças evangélicas da cidade para proporcionar diálogo. É a primeira vez que acontece na Câmara. Estavam presentes os vereadores Fernando Petiti (PSDB) e Zé Luís (PSD), o prefeito Anderson Farias (PSD), o vice-prefeito coronel Wilker, além do prefeito de Jambeiro, Aries Marioto Ferreira.